Um dos grandes problemas, quando despejados para a rede de esgotos, nas Estações de Tratamento de Águas Residuais vai dificultar e impedir o correto tratamento das águas.
Mas depois destes problemas, foi publicado o Decreto-Lei nº267/2009 em 2009, onde estão estipuladas as normas para o correto transporte, tratamento e valorização, por operadores devidamente licenciados. Os óleos são da responsabilidade dos consumidores, dos produtores de óleos alimentares, dos operadores da distribuição, dos produtores de OAU e dos operadores de gestão. Sendo que as Câmaras Municipais tem a obrigação de criar uma rede municipal de recolha seletiva.
Atualmente os óleos são reutilizados para fabricar sabão, lubrificante, graxa, tintas e detergentes e também para produzir combustível para motores diesel ou reciclados para se obter biodiesel.
O óleo quando utilizado em motores diesel tem como grandes vantagens em comparação com os combustíveis fósseis a qualidade do ar, a emissão de partículas, enxofre e 0 % de dióxido de carbono e não contribuem para o efeito de estufa. Mas só pode ser usado depois de tratado para retirar as suas impurezas tais como os restos de comida e de passar pela transesterificação, dando origem a um éster com:
- Menor viscosidade;
- Arranque a frio mais fácil;
- Motores mais silenciosos;
- Maior índice de cetano;
- Filtrabilidade a temperaturas baixas;
Curiosidade: 1 litro de óleo contamina 1000000 litros de água.
Tiago Silva
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