26 de maio de 2015

Óleos Alimentares Usados- Doçura ou Travessura?


Os óleos alimentares usados desde sempre quando acabados de usar eram colocados para a rede de esgotos ou depositados em aterro, mas há pouco tempo descobriu-se que é um risco muito elevado colocar este tipo de resíduo assim para o meio ambiente.

Um dos grandes problemas, quando despejados para a rede de esgotos, nas Estações de Tratamento de Águas Residuais vai dificultar e impedir o correto tratamento das águas.

Mas depois destes problemas, foi publicado o Decreto-Lei nº267/2009 em 2009, onde estão estipuladas as normas para o correto transporte, tratamento e valorização, por operadores devidamente licenciados. Os óleos são da responsabilidade dos consumidores, dos produtores de óleos alimentares, dos operadores da distribuição, dos produtores de OAU e dos operadores de gestão. Sendo que as Câmaras Municipais tem a obrigação de criar uma rede municipal de recolha seletiva.


Atualmente os óleos são reutilizados para fabricar sabão, lubrificante, graxa, tintas e detergentes e também para produzir combustível para motores diesel ou reciclados para se obter biodiesel.

O óleo quando utilizado em motores diesel tem como grandes vantagens em comparação com os combustíveis fósseis a qualidade do ar, a emissão de partículas, enxofre e 0 % de dióxido de carbono e não contribuem para o efeito de estufa. Mas só pode ser usado depois de tratado para retirar as suas impurezas tais como os restos de comida e de passar pela transesterificação, dando origem a um éster com:

  • Menor viscosidade;
  • Arranque a frio mais fácil;
  • Motores mais silenciosos;
  • Maior índice de cetano;
  • Filtrabilidade a temperaturas baixas;

Curiosidade: 1 litro de óleo contamina 1000000 litros de água.
Pontos de recolha: Apambiente

Tiago Silva

Sem comentários:

Enviar um comentário