15 de junho de 2015

Reciclagem de fraldas


Em 2005 as fraldas descartáveis em alguns municípios correspondiam a 7% do total dos resíduos, sendo equivalente a 35 mil toneladas.

Em Portugal as fraldas descartáveis não são recicladas sendo o seu destino final um aterro, isto porque segundo um estudo da APA com uma entidade externa realizado em 2009, não existe ainda em Portugal um conhecimento técnico suficiente para uma abordagem sectorial e não é considerada uma mais-valia para a criação de um fluxo próprio para este tipo de resíduos.

Na Holanda as fraldas são recicladas separando a parte impermeável em plástico da celulose, havendo uma parte destes resíduos que não é recuperada.

Em 2011, a empresa canadiana Knowaste abriu a primeira fábrica de reciclagem de fraldas descartáveis em Inglaterra, sendo eu para além de reciclar fraldas, também recicla produtos de higiene feminina e incontinência para adultos. Com os resíduos de higiene absorventes usados, esteriliza o plástico e as fibras que o compõem e a seguir transforma-os em novos produtos tais como:

  • Madeira plástica; 

  • Telhas;












  • Novos materiais de absorção















  • Solas de sapatos














Segundo o Dr. Richard Murphy, do Imperial College Consultants, o processo de reciclagem dos produtos de higiene absorventes em relação à deposição em aterro e incineração tem uma menor pegada ecológica.

626 Kg de CO2 são impedidos de ser lançados para a atmosfera por cada tonelada de resíduos de produtos de higiene absorventes, isto é equivalente a 7500 carros nas ruas do Reino Unido, a emissões totais de CO2 de 2000 cidadãos do Reino Unido ou 80 mil metros cúbicos de resíduos sólidos urbanos. 

Se usar fraldas reutilizáveis de pano consegue evitar a produção de 8 quilos de resíduos por semana e por bebé, equivalente em média a uma tonelada durante um ano e meio por cada criança. 

Para além da redução de resíduos também poupa-se anualmente 500 euros por bebé, podem ser lavadas na máquina com outra roupa a temperaturas baixas suportando 800 lavagens e previnem o aparecimento de certas alergias e dermatites na pele.


Tiago Silva
André Martinho

1 comentário: