18 de maio de 2015

Medicamentos e o Ambiente

Os fármacos têm um papel importante na vida dos humanos e animais na prevenção e tratamento das doenças. Os testes que se fazem com os fármacos são apenas para avaliar as reacções adversas que provocam nos seus utilizadores e não no ambiente.



Os fármacos podem ser libertados para o ambiente:
  • excreção (efluentes hospitalares); 
  • excreção (efluentes domésticos); 
  • medicamentos não usados;
  • piscicultura; 
  • excreção (gado). 

 Depois da sua administração em humanos parte dos fármacos ou produtos resultantes são excretados e vão parar a Estações de Tratamento de Águas Residuais onde apenas são removidos parcialmente enquanto que nos animais, é bem mais perigosa já que a excreção é feita directamente para o ambiente.

 Apenas na última década apareceram as técnicas que permitem a detecção e quantificação destes compostos. Dos poucos estudos realizados mostra-se que a concentração de fármacos por litro de água é muito baixo (0,000001g). Apesar de ser pequena a sua concentração os efeitos podem ser nefastos.

 São encontrados nas águas uma grande lista de fármacos, sendo que alguns deles ainda têm um efeito desconhecido no ambiente, mas existem duas classes que já estão definidas: os resíduos hormonais e os antibióticos. Enquanto que as hormonas têm efeitos nefastos na função reprodutiva e no desenvolvimento dos organismos aquáticos os antibióticos podem dar origem a novas estirpes que se tornarão resistentes a esses antibióticos tornando-se a longo prazo ineficazes na luta contra a doença.

Em Portugal a zona com as características que podem levar a uma maior contaminação neste aspecto é o Alentejo, porque: tem uma taxa elevada de população envelhecida; uma taxa elevada de consumo de fármacos; é uma zona de produção agrícola, com pecuária e existem zonas com escassez de recursos hídricos.


 Por isso para evitar estes problemas, leve os restos de medicamentos e as suas embalagens à sua farmácia que a Valormed trata do resto!

Tiago Silva

Fonte: Universidade de Évora 
Fontes Imagens:  Villamulher, Valormed

Sem comentários:

Enviar um comentário