9 de junho de 2015

Lâmpadas


Tipos:
Existem 3 tipos de lâmpadas, as lâmpadas incandescentes, as lâmpadas fluorescentes e os LEDs. Cada lâmpada tem as suas características.



As lâmpadas incandescentes através de uma corrente elétrica que passa num filamento de tungsténio entre duas gotas de solda de prata que é segurado por dois fios de cobre, tendo como durabilidade 1000 horas. Da energia elétrica fornecida apenas 5% dela é transformada em luz e os outros 95% são transformados em calor. Tendo estas sido proibidas na União Europeia.

As lâmpadas fluorescentes têm maior eficiência porque da energia elétrica produzem mais luz do que calor. A luz é produzida através da libertação de fotões devido aos átomos dos gases de mercúrio que voltaram ao nível de energia original depois de terem estado excitados. Tem como durabilidade 10000 - 20000 horas. Ao contrário das outras lâmpadas não podem ser colocadas no lixo comum nem aterros porque contem mercúrio e fósforo, sendo um contaminante químico. 

As LEDs foram inventadas apenas em 1963 com uma só cor de luz, naquela altura vermelha. A sigla LED significa díodo emissor de luz que é um componente eletrónico semicondutor. Tem como durabilidade de 35000 – 50000 horas. A grande desvantagem é que para a sua produção implica extração mineira e o uso de semicondutores, sendo maior o seu custo.


As lâmpadas mais perigosas para o Ambiente são as fluorescentes devido à existência na sua composição de resíduos tóxicos. Um dos cuidados a ter quando uma lâmpada destas se parte devesse para limpar os estilhaços usar uma luva e uma pá e usar uma fita de adesiva para recolher o pó, também se deve abrir bem as janelas e as portas para assim o ambiente ser ventilado. Todo o mercúrio deve ser colocado num saco e reencaminhado para um centro de reciclagem.

O mercúrio é uma neurotoxina que pode causar diferentes sintomas tais como insónias, cansaço, tremores e até perda de peso.


Tiago Silva

Fontes: Errpt.
Fontes Imagens: Errpt, NoctulaChannel.

Sem comentários:

Enviar um comentário